segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

África

Pesquisas recentes mostram que se nada for feito para brecar o aquecimento global, o primeiro continente a sentir de forma mais brusca tais efeitos, será a África.
Mas vejam estes números:
Os Estados Unidos sozinhos, são responsáveis por 30% de toda poluição do planeta.
Um americano joga por ano 25kg. de carbono na atmosfera, um japonês 9,4kg, um brasileiro 1kg, e finalmento um africano 0,5kg.
Como se percebe, são necessários 50 africanos pra poluir como um americano, mas mesmo assim por sua posição geográfica entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer, são eles que pagam a conta primeiro.
Assim acabo por me lembrar de uma parte do filme: "Lágrimas do Sol", em que alguém diz ao Bruce Willis- "Deus tende piedade da África", ao que ele responde:"Deus já saiu daqui faz tempo".
Na vida real, no entanto, prefiro pedir piedade por todas injustiças que cometemos, direta e indiretamente.

2 comentários:

Lilian Regiane do Carmo disse...

1º dia do ano e estávamos nós conversando sobre isso
eu aproveitei para mandar o Al Gore e a turminha dele pros... pros... EUA (hehehe), é lá que ele tem de fazer muito discurso e showzinho e blábláblá de conscientização, não que o resto do mundo não precise... ah, já falei demais
bjs

Rafael Martins disse...

Boa Flávio!!!
Sabe, quando começei a ler, me lembrei quando estavamos passando pelo racionamento de energia, e água.. não faz tanto tempo assim... E era colocado na cabeça da população que eles eram os cupados pelo estado que estavamso passando...
Lógico que todos precisam colaborar (no caso economizar), mas não podiamos esquecer que os verdadeiros poluidores das águas e os que gastavam mais energia era e infelizmente são ainda, os ricos e empresários. Eles sim são culpados!

Fim a injustiça!